sábado, 29 de setembro de 2012

O mistério do pão

   Esses tempos me assustei. Surgiu um boato, que pra falar a verdade não fui atrás para saber se é coisa séria ou só bafafá, mas uma conhecida vegana de Buenos Aires me comentou sobre a tal lei que exige que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro, e que esse ferro para enriquecer a farinha é retirado do sangue das vacas. Devido a essa puta sacanagem se for verdade (uma mais entre tantas) resolvi não comprar mais pão, afinal ser vegetariano e ir na padaria é uma merda, enche o nosso saco e o do atendente que não entende porque a pessoa quer saber tanto se tem ovo, banha, margarina, leite nas paradas. Bom, me meti a fazer pão.
   Pão me dá medo, admito. Que não vai crescer, que vai ficar duro, cru, que vai queimar, enfim... mas depois do terceiro saiu uma perfeição, saboroso e de boa consistência. 
    Usei farinha de centeio, aveia e amêndoas trituradas. Abaixo vou por a receita, necessita-se tempo para deixar crescer, então, faça um dia que esteja em casa ou de noite enquanto faz outras coisas, sei lá.

Ingredientes:
    - 1/2 quilo de farinha de centeio
    - 1 xícara de amêndoas trituradas
    - 1/2 xícara de aveia em flocos
    - 1/2 xícara de azeite
    - 1 colher rasa de açúcar
    - 1 colher de chá de sal
    - + ou - 2 xícaras de água
    - 1 colher de fermento granulado

    Numa bacia misturar os ingredientes secos, abrir um buraquinho no meio e pôr o azeite e a água, misturar e amassar. Se necessário adicionar mais azeite ou água ou farinha. É melhor que a massa esteja molhadinha para que o pão não fique pesado, então se está em uma boa consistência mas a massa ainda gruda nas mão adicione azeite. Deixe crescer/descansar por 40 minutos. Amassa um pouco mais a massa e faça a forma do pão, ponha na travessa que irá para o forno e deixe crescer mais meia hora já pré aquecendo o forno para que se aqueça o ambiente e o pão crescerá bem bonito. Coloque-o no forno e deixe em fogo baixo por pelo menos 35 minutos. Depois desse tempo espete um palito ou uma faca e veja se sai limpo. Eu geralmente deixo uns 45 minutos do forno, não mais que isso. 






    É importante declarar que o pão 100% integral não tem a mesma aparência que um pão feito com farinha branca. Não fica tão aerado, não se preocupe. Bom, outra coisa deve ser quem tem panificadora, DAI SIM, fácil, rápido e não tem erro. Mas o que importa mesmo é ter a iniciativa, como eu sempre digo, poder fazer as coisas em casa é um luxo, quanto mais conheço lugares que vendem comida no mundo de hoje em dia, mais convencida estou disso. Um abraço a todxs.


Nessa foto dá pra ver como fica por dentro, ah e geléia é de morango também feita em casa, pelo Juan

POS-POST: resolvendo o mistério do pão, graças ao amigo Juliano Zabka:
http://www.nutriveg.com.br/farinhas-enriquecidas-com-ferro-e-aacutecido-foacutelico-e-a-dieta-vegetariana-esclarecendo-o-mito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário