sábado, 18 de agosto de 2012

Red necessity

   É sobre beterraba, e não adianta torcer o nariz (porque eu conheço mais gente que não gosta que os que comem de gosto). A beterraba é uma das principais fontes de ferro para o nosso organismo, então, se você não quer ter que passar por uma anemia e escutar as pessoas dizendo que é por falta de carne, é melhor se adaptar. 
   Eu tenho uma tática - apesar de comê-la de qualquer forma sem problemas - que aprendi quando vivia com a minha avó: usar as folhas da beterraba para cozinhar ou em saladas. Em bolinhos, sopas, omeletes (esses já são coisas da minha mãe, que me dizia quando pequena que eram receita da Olivia Palito). Além disso, as folhas também são ricas em nutrientes e não tem um sabor tão marcado quanto o tubérculo em si, sendo mais versátil e pegando mais o gosto dos outros ingredientes. 

   Hoje eu criei Hambuerguers de Beterraba e Aveia:


Ingredientes:
- folhas de 2 beterrabas limpas e cozidas
- 2 dentes de alho 
- salsinha
- cebolinha
- meia cebola
- 1 colher de chá de gengibre
tudo picado fininho
- 2 colheres de azeite de oliva
- 3 colheres de shoyo
- sementes (usei gergelim e linhaça)
- 3 colheres de farinha de trigo
- farinha de aveia
- sal, pimenta e orégano a gosto

Modo de preparo:
- Refogue as folhas já cozidas e picadas com o alho, a cebola e o gengibre. Depois de refogado, em um refratário, junte a essa mistura todos os demais ingredientes menos a farinha de aveia que se vai adicionando aos poucos até que se torne uma massa que se despegue um pouco das mãos. Prove. É essencial que se prove para ver se está bem de sal e dos demais ingredientes, se estiver muito seco (com muito sabor a farinha) adicione um pouco de azeite ou shoyo. Modele os hamburguers do tamanho que desejar e passe-os em um preparado de farinha de trigo e gergelim. Deve ficar melhor com farinha de mandioca ou de rosca, mas eu estava desprovida destas, então passei na de trigo mesmo. 




- Pode-se fazê-los na hora ou congelá-los. Esta receita rende mais ou menos 5, dependendo a espessura e o tamanho que você fizer. Podem ser feitos fritos ou no forno. 

Dica: seguindo a linha de aproveitar-se de TUDO da beterraba, ainda você pode usar a água do cozimento para sucos, ou sei lá, crie. Uma receita super power é com essa água fazer um suco de cenoura, laranja e mel. O mel sempre dá um toque nos sucos com beterraba. Eu aproveitei e fiz um com maracujá.

Usei: 100ml da água do cozimento, 1 maracujá, 2 colheres de açúcar (mas com mel ou melado fica melhor) e 2 copos de água. Delícia!



Bom galera, com tudo isso impossível deixar que a falta de ferro te pegue de jeito, enjoy de red power!

Nenhum comentário:

Postar um comentário